O Poder do Não

O Poder do Não

“Não”. Pode parecer uma palavra simples, pequena, composta por apenas 3 letras. No entanto, o “não”, muitas vezes, é uma palavra muito difícil de pronunciar. Ou porque não queremos ferir o outro, ou porque queremos estar incluídos em alguma coisa ou então por qualquer outra razão, o “não” é uma palavra que tem uma carga enorme em cima.

Até em termos profissionais, por exemplo, o “não” pode ser difícil de dizer, embora tenha uma importância enorme nessa palavra. Por vezes, quem toma as decisões e está na posição acima poderá criar alguma pressão para mais responsabilidades serem aceites, mas caso não exista o “não” poderemos acabar sobrecarregados e stressados, acabando por provocar problemas de saúde e, além disso, com certeza acabamos por ter menos paciência para aqueles que fazem parte da nossa família e com quem devemos de passar tempo de qualidade.

Em termos pessoais, o “não” também é uma palavra extremamente importante. Sempre dizendo “sim” para as vontades e necessidades dos outros, infelizmente, vai chegar a algum momento em que as nossas próprias vontades e necessidades fiquem de lado, o que aumentará o nível de frustração, arrependimento por ter “perdido” tempo com o outro, isolamento e algum ressentimento.

Eu sei que o “não” é algo que poderá demorar algum tempo para que consigamos desenvolver a capacidade de o dizer, no entanto, de forma a facilitar, a primeira coisa que temos de fazer é ouvir o que o nosso interior pede, sermos os mais honestos connosco mesmos. Saber os nossos limites, não ter medo de dizer “não” e aprender a forma mais educada de o fazer, são os pontos principais.

Não se sinta minimamente culpado por se ouvir e entender que deve de dizer “não” mesmo para as pessoas que mais ama. Os benefícios de nos respeitarmos são imensos, destacando o facto de viver com menos stress, melhorar a autoestima, a sua saúde, satisfação pessoal e, acima de tudo, melhorar os relacionamentos com os outros porque aprendem que, a partir daquele momento, você consegue mostrar respeito tanto por si quanto pela outra pessoa.

Se se sente sobrecarregado, se sente que está para lá do seu limite, aproveite o início de 2024 para começar a praticar e a desenvolver a capacidade de dizer “NÃO”. Ao início poderá custar, no entanto, ao longo do tempo, será mais fácil ouvir o que diz o seu interior e conseguir, finalmente, respeitar o seu tempo, seu espaço e as suas vontades.

 

Tarólogo Rui

A Equipa Chave Mística

www.chavemistica.com

Chave Mística - Consultas Tarot e Astrologia Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »