A Flor de Lotus

A Flor de Lotus

 No sistema filosófico hindu, cada pétala do lótus exibe um certo símbolo que proporciona uma pista para o significado da flor. Os orientais utilizavam também o lótus para simbolizar o crescimento do homem através dos três períodos da consciência humana - ignorância, esforço e entendimento. Tal como o lótus existe em três elementos (terra, água e ar), também o homem vive em três mundos - material, intelectual e espiritual. Conforme a planta, com as raízes na lama e no lodo, cresce em direção à água e desabrocha à luz e ao ar, também o crescimento espiritual do homem ascende das trevas das ações e desejos básicos para a luz da verdade e do entendimento, servindo a água de símbolo para o sempre mutável mundo da ilusão através do qual a alma tem de passar no seu esforço para atingir o estado de iluminação espiritual. A rosa e o equivalente oriental, o lótus, como todas as flores bonitas, representam o desenvolvimento e a realização espirituais: daí que as divindades orientais surjam frequentemente sentadas nas pétalas abertas das flores-de-lótus.

O lótus era também um motivo universal na arte e arquitetura egípcias. Os telhados de muitos templos eram sustentados por colunas de lótus, representando a sabedoria eterna; e o cetro com cabeça de lótus- sinal do autodesenvolvimento e da prerrogativa divina-era por vezes levado em procissões religiosas. Quando a flor tinha nove pétalas, personificava o homem; com doze, o universo e os deuses, com sete, os planetas e a lei; quando eram cinco, os sentidos e os mistérios; e quando tinha três, as principais divindades e os mundos.

 Consultora Raquel

A Equipa Chave Mística

www.chavemistica.com

Chave Mística - Consultas Tarot e Astrologia Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »