
Oxum é uma orixá muito cultuada na religião de matriz africana, por ser a deusa do amor, da beleza e do ouro. Oxum é um termo da língua iorubá, que teve origem no país da Nigéria, onde, ao sudoeste desse país, há um rio chamado Osun, dando assim origem ao seu nome. Ela é a deusa das águas doces, dona dos rios, cachoeiras e nascentes; sem ela, não há vida. Tanto no Candomblé quanto na Umbanda, ela é uma orixá muito venerada.
Oxum é representada como o poder feminino, sendo considerada a orixá de uma beleza elegante, amorosa e sensual. Ela também é vista como ciumenta, determinada, persistente e inteligente. É a dona do jogo de búzios e da magia. É a orixá da fertilidade e acompanha a mulher e o feto durante o processo gestacional. Quando uma mulher deseja engravidar, recorre a Oxum. Ela é a deusa do amor, mas lembre-se de que primeiro precisamos nos amar para podermos conhecer o verdadeiro amor. Através de Oxum, realizamos muitos trabalhos para atrair o amor. Ela também está ligada a aspectos da prosperidade, sendo invocada para ajudar em questões financeiras.
Ela é um orixá que sofre junto àqueles que enfrentam dificuldades e tenta ajudá-los.
Para pedir a Oxum, podemos realizar trabalhos com comidas, velas e orações, saiba que a cor de sua vela é amarela ou dourada, e os dias da semana são terça-feira ou sábado. Sua flor predileta é o lírio amarelo.
Taróloga Cristina
A Equipa Chave Mística
www.chavemistica.com