
À medida que 2025 avança, a configuração dos astros aponta para um ano de transição profunda. Os planetas mais lentos, que moldam gerações e eras, estão em mudança de cenário, assumindo posições cruciais que prometem redefinir a nossa vida em sociedade e a forma como vivemos.
Júpiter, regente deste Ano Zodiacal, iniciou a sua passagem por Caranguejo a 9 de junho de 2025, onde permanecerá por cerca de um ano. É um período de intenso crescimento emocional e busca por segurança. Há uma ampliação das conexões afetivas. Mas o excesso desta energia pode levar a sensibilidade exagerada e protecionismo.
Saturno entrou em Carneiro no seu primeiro ingresso a 25 de maio de 2025, impulsionando o amadurecimento da individualidade e ação pessoal. As estruturas serão testadas e a impulsividade, se não disciplinada, poderá gerar conflitos com as figuras de autoridade.
O dia 7 de julho de 2025 marca a entrada de Úrano em Gémeos, onde permanecerá até 2032/33, prometendo agitar as áreas da comunicação, transportes, informação. Esperam-se inovações radicais e novas formas de interação e de aprendizagem. No entanto, esta energia pode também gerar inquietação mental e uma maior vulnerabilidade à desinformação, com riscos de revoltas contra liberdades reprimidas.
Neptuno já iniciou a sua jornada em Carneiro a 30 de março de 2025 e ficará até 2038/39. Este trânsito planetário impulsionará conceções espirituais e artísticas inovadoras, mas a energia visionária de Neptuno, unida à assertividade de Carneiro, pode gerar idealismos conflituosos.
Por fim, Plutão, já estabelecido em Aquário, por cerca de 20 anos, inaugura uma era de revoluções sociais e tecnológicas. Este trânsito potencia uma busca pela liberdade e igualdade, mas também pode gerar confrontos de poder e informação.
A predominância destes trânsitos em signos de Ar (Úrano em Gémeos, Plutão em Aquário) e Fogo (Saturno e Neptuno em Carneiro) sublinha um período de forte mentalização, inspiração e ação que se está a formar.
Em suma, este alinhamento planetário sugere um impulso coletivo para a inovação, a liberdade individual e a redefinição de estruturas. Este é, de facto, um Ano da Transição, que nos convida a sermos pioneiros e a abraçar a mudança. O balanço entre a inovação e a estabilidade, a individualidade e o coletivo, será a chave para navegar estas energias.
Vais ficar para trás ou queres ficar pronto para avançar e evoluir? Sentes-te preparado para estas ondas de transformação? Para compreenderes como estas energias coletivas se manifestam no teu percurso único e pessoal, estou disponível para analisar o teu Mapa Astral e identificar as oportunidades e desafios que os próximos tempos têm para ti.
Desvendares o teu próprio código cósmico pode ser o primeiro passo para empoderares e evoluíres em tempos de constante mudança.
Astrólogo e Tarólogo Gustavo
A Equipa Chave Mística
www.chavemistica.com